Victor Glover é o primeiro astronauta afro-americano e como cristão, carrega sua Bíblia por onde vai, incluindo a missão na Estação Espacial Internacional (EEI), onde chegou através da cápsula Resilience do SpaceX Crew Dragon.

Além da Palavra de Deus, ele também levou taças da comunhão, para Santa Ceia. Ele também espera poder acessar os programas religiosos do espaço, fazendo a conexão pela internet.

Junto com Victor há mais três tripulantes a bordo do primeiro veículo espacial comercial desenvolvido e certificado pela NASA e pela Federal Aviation Administration, que transporta astronautas até a órbita baixa da Terra e volta. Os tripulantes ficarão até a primavera na estação espacial.

O homem de 44 anos, disse em uma entrevista por vídeo ao jornal Christian Chronicle, que além de ler sua Bíblia e orar ele também se programou para assistir os serviços virtuais e também fazer doações virtuais.

A viagem de Victor ao espaço

Na segunda-feira, Glover tuitou pela primeira vez a bordo do Resilience, um pouco antes das 13h. Ele escreveu:

“Vai Crew Dragon, Vai Resilience!!! Muito obrigado às equipes da @NASA e @SpaceX por nos manter seguros durante a viagem. Próxima parada, @Space_Station”, escreveu ele, anexando as fotos da decolagem.

É a primeira viagem espacial de Victor, antes ele servia como piloto de porta-aviões F/A-18 da Marinha, e voou em várias missões de combate no Iraque. Ele também foi assessor legislativo do falecido senador americano John McCain, que também foi um aviador naval.

Glover é casado com Dionna, sua esposa, há 18 anos, eles têm quatro filhos. “Antes de ir e até mesmo entrar em um avião para embarcar em um vôo, faço uma oração e sempre penso em minha família”, disse Glover durante sua entrevista.

Os ideais do astronauta cristão

Na roupa que Glouver usou para dar a entrevista em vídeo, aparecia o reverendo Martin Luther King Jr., a poetisa Maya Angelou, a ativista dos direitos civis Rosa Parks, o educador George Washington Carver e o famoso boxeador Mohammad Ali. Todos eram líderes cristãos afro-americanos do passado, com exceção de Ali.

“Deus realmente não precisa se preocupar com meu patriotismo, mas eu sou um americano e fomos abençoados por ter nascido na América”, disse Glover no vídeo. “Todos nós devemos entender … o legado do qual todos fazemos parte. Acho que temos trabalho a fazer em termos de garantir que uma história completa e que seja contada”.