A Igreja Evangélica Pentecostal Ministério Sião, em Santa Cruz do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, a 155 km de Porto Alegre, criou um mercado solidário em parceria com instituições e doadores anônimos, e já funciona a dois meses com assistência as famílias carentes da região.

No último sábado (14), mais de 700 quilos foram acrescentados ao estoque de alimentos não perecíveis, produtos de higiene e limpeza que serão entregues a 60 famílias necessitadas de bairros da zona sul da cidade.

O coordenador do projeto Filhos de Sião, Luander Oliveira, disse que a iniciativa do Mercado Solidários, nasceu a partir de uma Loja Solidária que foi criada em agosto do ano passado. A loja contava com peças em exposição separadas por tamanho e coleção.

Ao invés de repassar as roupas que foram doadas eles montaram uma loja para facilitar a satisfação das pessoas que precisavam delas. “Muitas pessoas não aproveitam as doações, às vezes por não servir direito ou até mesmo por não se sentirem bem com uma peça. Assim, com a loja, a pessoa só leva para casa aquilo que serve e fica bem”, destacou Luander.

Como funciona o Mercado Solidário

A pessoa se cadastra no Mercado Solidário e recebe mensalmente um valor em crédito para fazer suas compras. As mercadorias podem ser adquiridas de forma avulsa, de acordo com a necessidade de cada um.

Luander destacou que quando vai uma cesta básica fechada, muitas vezes alguns alimentos não são consumidos pela família, acarretando um desperdício do mesmo, por isso o programa conta com uma forma racional de consumir os alimentos e doações.

Uma moeda exclusiva do mercado foi criada para a compra das mercadorias, o nome da moeda é “solidário”. O valor de crédito que cada pessoa cadastrada recebe é de 20 a 35 solidários, de acordo com o número de pessoas em cada casa.

“A grande maioria dos produtos custa na faixa de 1 Solidário, assim é possível fazer uma boa compra com a cota mensal de crédito”, destacou o coordenador do projeto.

O que fazer para participar?

De acordo com o Gaz, para participar é necessário ser cadastrado nos programas sociais do município, um exemplo é quem já participa do programa Bolsa Família, pode participar das compras mensais no mercado solidário.

As inscrições podem ser feitas através do Whatsapp (51) 99606-0454, é necessário fornecer os dados pessoais e endereço. A retirada das compras deve ser feita presencialmente na sede do ministério, situada na Avenida Assis Brasil, 536, Centro, Santa Cruz do Sul.